Fale conosco pelo WhatsApp

O que pode deixar o esperma amarelo?

Material coletado dentro de potinho com tampa amarela

A cor normal do sêmen, popularmente chamado de esperma, costuma ser branco leitoso ou transparente e pode variar de acordo com o tempo de abstinência ejaculatória do indivíduo. A existência de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou problemas nas glândulas acessórias (próstata e vesículas seminais) podem modificar a cor do esperma, fazendo com que o homem apresente esperma amarelo ou até mesmo esverdeado.

Entenda a seguir o que pode causar essas alterações e o que pode deixar o esperma amarelo.

Qual a composição do sêmen?

De maneira geral, o sêmen pode ser dividido em duas partes: o plasma seminal e os espermatozoides. O plasma seminal é composto por diversas substâncias como proteínas, enzimas, minerais, açúcares e antioxidantes. Todas essas substâncias são importantes, pois fornecem nutrientes e ambiente adequados para os espermatozoides.

Os espermatozoides, por sua vez, são células reprodutoras muito pequenas. Possuem uma cabeça, onde fica o núcleo, responsável por armazenar o material genético, peça intermediária, onde localizam-se as mitocôndrias e uma cauda (ou flagelo) que é responsável pela motilidade. Os espermatozoides são produzidos nos testículos e, quando está totalmente formado e maturado, são eliminados no sêmen durante a ejaculação.

Alterações na composição do sêmen podem ser prejudiciais aos espermatozoides e podem levar a infertilidade.

Esperma amarelo: quais as principais causas?

A cor do sêmen deve ser uma característica observada pelos homens no momento da ejaculação. Isso porque esse fator é um marcador importante quando algo não está bem. A coloração normal do sêmen varia do branco leitoso ao transparente. Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e as não sexualmente transmissíveis podem alterar a cor do sêmen para amarelo. Além disso, sangramentos nas glândulas acessórias (próstata e vesículas seminais) e uretra podem deixar o sêmen amarronzado ou com sangue vermelho vivo. Ao sinal de alguma alteração na cor do fluido, o médico andrologista ou urologista deve ser consultado.

O que fazer em caso de alteração na cor do sêmen?

Ao identificar uma alteração na cor do sêmen, o indivíduo deve ir ao médico especializado em andrologia ou urologia para verificar o que está causando o problema e avaliar se houve prejuízo à saúde ou fertilidade do homem. Caso a presença de esperma amarelo esteja associada à alguma infecção no trato reprodutor, o especialista irá receitar um tratamento para resolver o problema.

No Laboratório Androscience, os homens encontram uma equipe multidisciplinar especializada em preservação da saúde e fertilidade masculina. Caso você identifique alterações como esperma amarelo ou de qualquer outro tipo, entre em contato conosco.

Fontes:

Laboratório do Homem – Androscience;

Clínica de Andrologia e Urologia Dr. Jorge Hallak.