Fale conosco pelo WhatsApp

Testes para diagnóstico de azooespermia

Principais Dúvidas

Para o diagnóstico de azoospermia são necessárias pelo menos duas análises seminais básicas, com pesquisa de espermatozoides no sedimento após a centrifugação do sêmen (ETAPA 1). Essas duas análises devem estar separadas no tempo em pelo menos 15 dias.

O Androscience, de forma altamente especializada, exclusiva e comprometida com o diagnóstico do paciente, oferece ainda duas etapas adicionais de avaliação minuciosa da amostra seminal total.

Na ETAPA 2, a amostra é centrifugada e o sedimento é corado para a melhor visualização dos espermatozoides.


Na ETAPA 3, a amostra total é avaliada em microgota, simulando a pesquisa de espermatozoides para fertilização in vitro.


O teste de comprovação de azoospermia pode ser realizado após a cirurgia de vasectomia, para confirmar a ausência de espermatozoides no ejaculado e garantir a contracepção proposta.

O diagnóstico de azoospermia representa ausência de espermatozoides na amostra avaliada. Por outro lado, quando se observa espermatozoides nas etapas adicionais à análise seminal inicial, o diagnóstico é nomeado criptozoospermia.

  • Garante a presença ou ausência de espermatozoides no ejaculado;
  • Confirma o sucesso da cirurgia de vasectomia;
  • Auxilia da conduta médica ideal de homens com azoospermia não obstrutiva, direcionando para tratamentos clínicos cirúrgicos e não-cirúrgicos.